ACIRRADA A DISPUTA: Pesquisa IBOPE aponta Camilo (PT) com 51%, e Eunício (PMDB), com 49% das intenções de voto - Blog do Lenno Barbosa Parambu

Ultimas

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ACIRRADA A DISPUTA: Pesquisa IBOPE aponta Camilo (PT) com 51%, e Eunício (PMDB), com 49% das intenções de voto




Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (16) mostra os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Ceará:

Camilo Santana (PT) – 51%
Eunício Oliveira (PMDB) – 49%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos em branco, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares.

É o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno da eleição para governador do Ceará. Segundo o Ibope, os candidatos estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, de três pontos

Votos totais
 
Se forem incluídos os votos em brancos e nulos e os dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

Camilo Santana - 46%
Eunício Oliveira - 44%
Em brancos/nulo/nenhum - 6%
Indecisos - 4%

A pesquisa foi realizada nos dias 13 e 15 de outubro, com 1.204 entrevistados. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-00033/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral, com BR-01100/2014.

Rejeição
 
O Ibope perguntou em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Veja os números:

Camilo Santana - 38%
Eunício Oliveira - 38%
Poderia votar em ambos - 18%
Não sabe/não respondeu - 6%



Expectativa de vitória
 
O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo governador, independentemente da intenção de voto. Para 46%, Camilo sairá vitorioso; 42% acreditam que Eunício ganhará; 12% não sabem ou não responderam.


1º turno
No primeiro turno, Camilo teve 47,81% dos votos válidos e Eunício, 46,41% (veja os números completos da apuração).


Fonte: g1.com


Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads

RESPONSIVE ADS HERE

Páginas