CONHEÇA UM POUCO DA VIDA DOS PRINCIPAIS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO BRASIL - Blog do Lenno Barbosa Parambu

Ultimas

sábado, 4 de outubro de 2014

CONHEÇA UM POUCO DA VIDA DOS PRINCIPAIS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO BRASIL


Aécio Neves



 Natural de Belo Horizonte, Aécio Neves da Cunha, 54, é filho de Inês Maria e de Aécio Cunha (advogado e parlamentar por mais de 30 anos) e neto do presidente da República Tancredo Neves (1910-1985).


Presidente nacional do PSDB desde 2013, é economista formado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais. Deu seus primeiros passos na política aos 23 anos, como secretário particular de Tancredo, então governador de Minas Gerais (1982-1986).


Em 1986, Aécio elegeu-se deputado federal pelo PMDB. Dois anos depois, se filiou ao PSDB e foi um dos parlamentares que participaram da elaboração da Constituição de 1988.

Aécio reelegeu-se três vezes consecutivas para a Câmara dos Deputados. Foi presidente da Casa no biênio 2001/2002. Após sua passagem pela Câmara, foi eleito governador de Minas por dois mandatos, de 2003 a 2010. Em seguida, elegeu-se para o Senado.
Aécio é casado com Letícia Weber, com quem teve os gêmeos Julia e Bernardo, nascidos em junho deste ano. Também é pai de Gabriela, fruto de seu primeiro casamento com a advogada Andréa Falcão.

Número 45
Partido PSDB
Vice ALOYSIO NUNES FERREIRA
Coligação MUDA BRASIL
Partidos PSDB / PMN / SD / DEM / PEN / PTN / PTB / PTC / PT do B

Nome Completo AÉCIO NEVES DA CUNHA
Nascimento 10/03/1960
Município de Nascimento BELO HORIZONTE
Estado Civil CASADO
Grau de instrução SUPERIOR COMPLETO
Ocupação SENADOR


Dilma Rousseff


 Dilma Vana Rousseff, 66, nascida em Belo Horizonte, é filha de Pedro Rousseff, um búlgaro naturalizado brasileiro, e de Dilma Jane Coimbra Silva.

Tinha 16 anos quando o golpe militar depôs o presidente João Goulart. Aderiu cedo à militância política e integrou grupos de combate à ditadura. Fez parte do Colina (Comando de Libertação Nacional), que se fundiu à VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), dando origem à VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares).

Aos 19 anos, foi presa em São Paulo e levada às dependências da Operação Bandeirante, onde foi torturada. Transferida para Minas Gerais e, depois, para o Rio de Janeiro, cumpriu quase três anos de prisão. Ela foi solta em 1972. Posteriormente, pediu indenização aos três Estados.

Pouco depois de ser libertada, mudou-se para Porto Alegre, onde se formou em economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez campanha pela Anistia em 1979 e ajudou a fundar o PDT (Partido Democrático Trabalhista) no Rio Grande do Sul.
Em 1986, virou secretária da Fazenda do então prefeito da capital gaúcha, Alceu Collares. Na primeira eleição presidencial direta após a redemocratização, em 1989, fez campanha para Leonel Brizola. No segundo turno, apoiou Lula. Dilma presidiu a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul e, em seguida, assumiu a Secretaria de Energia do Estado. Rompeu com o PDT e, em 2001, filiou-se ao PT.

Com a eleição de Lula para a Presidência em 2002, foi chamada para integrar a equipe de transição. Em 2003, assumiu o Ministério de Minas e Energia. Em 2005, quando José Dirceu deixou o Ministério da Casa Civil devido a seu envolvimento com o escândalo do mensalão, Dilma assumiu a pasta.

Em abril de 2009, Dilma anunciou que tinha câncer linfático. A doença foi tratada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com sessões de quimioterapia. Em 2010, elegeu-se presidente da República, derrotando o tucano José Serra no segundo turno.

Número 13
Partido PT
Vice MICHEL TEMER
Partido PMDB
Coligação COLIGAÇÃO COM A FORÇA DO POVO
Partidos PT / PMDB / PSD / PP / PR / PROS / PDT / PC do B / PRB

Nome completo DILMA VANA ROUSSEFF
Nascimento 14/12/1947
Município de nascimento BELO HORIZONTE
Estado civil DIVORCIADA
Grau de instrução SUPERIOR COMPLETO
Ocupação PRESIDENTE DA REPÚBLICA


Marina Silva 


Maria Osmarina Marina da Silva Vaz de Lima nasceu em 195em um seringal a 70 quilômetros de Rio Branco, no Acre. Contraiu hepatite aos 16 anos e foi à capital do Estado em busca de tratamento médico.


Em Rio Branco, trabalhou como empregada doméstica e se alfabetizou pelo antigo Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização). Dez anos depois, formou-se em história pela Universidade Federal do Acre.

Ainda adolescente, frequentou Comunidades Eclesiais de Base e passou a se interessar por política por influência da Teologia da Libertação, doutrina que defende a justiça social como compromisso cristão. Entre suas influências estavam dom Moacyr Grecchi -então bispo de Rio Branco-, Clodovis Boff e o líder seringueiro Chico Mendes, que ministrou um curso de liderança sindical rural com o teólogo. Em 1997, trocou o catolicismo pela Assembleia de Deus.

Até o assassinato de Mendes em 1988, Marina foi sua companheira na resistência contra o desmatamento e na fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre.

Pelo PT, elegeu-se a vereadora mais votada de Rio Branco em 1987. Foi ainda deputada estadual e senadora antes de ser nomeada ministra do Meio Ambiente no governo Lula. Em Brasília, acumulou divergências com a então ministra Dilma Rousseff -favorita de Lula para sucedê-lo na Presidência- e deixou o PT.

Lançada candidata à Presidência pelo PV, obteve 19 milhões de votos e ficou em terceiro lugar, depois de Dilma e Serra, que disputaram o segundo turno. Já fora do PV, tentou criar a própria legenda. A Rede Sustentabilidade teve o registro negado pelo TSE em 2013, por falta de assinaturas validadas em cartórios eleitorais. Marina foi então forçada a procurar outro partido para disputar um cargo eletivo nas eleições de 2014.

Ao lado do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, anunciou sua filiação à sigla e, posteriormente, foi confirmada como candidata a vice na chapa presidencial do pernambucano. Com a inesperada morte de Campos em um acidente aéreo, Marina passou a encabeçar a chapa.

Número 40
Partido PSB
Vice Beto Albuquerque
Partido PSB
Coligação UNIDOS PELO BRASIL
Partidos PHS / PRP / PPS / PPL / PSB / PSL
Nome Completo MARIA OSMARINA MARINA DA SILVA VAZ DE LIMA
Nascimento 08/02/1958
Município de nascimento RIO BRANCO (AC)
Estado civil CASADA
Grau de instrução SUPERIOR COMPLETO
Ocupação HISTORIADORA

Fonte: Diário do Nordeste


Publicidade:

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads

RESPONSIVE ADS HERE

Páginas