Funceme prevê volta das chuvas na segunda quinzena de fevereiro - Blog do Lenno Barbosa Parambu

Ultimas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Funceme prevê volta das chuvas na segunda quinzena de fevereiro



De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), não houve registro de chuva em nenhum município cearense, neste domingo, 5. Este é o segundo dia consecutivo sem incidência de chuva em qualquer das regiões, já que no último sábado, dia 4, também foi sem registro de qualquer atividade pluviométrica. 
Zona de Convergência
A Fundação colhe dados diariamente de nove regiões com diversos postos de medição das precipitações. São eles: Cariri, Ibiapaba, região Jaguaribana, do Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Sertão Central e Inhamuns. De acordo com a Fundação, está previsto um período de pequena escassez causado pela falta de um sistema de meteorologia atuante, que possa trazer chuva. A Zona de Convergência Intertropical  (ZCIT) se afastou de litoral e se concentra mais sobre o oceano. A expectativa é que o fenômeno volte a se aproximar do Estado, entre os dias sete e oito, trazendo áreas de instabilidade com chuvas isoladas, em sua maioria no Norte do Estado.
Próximas chuvas
As previsões são de chuvas mais generalizadas, entre dos dias dez e onze, por conta de um Sistema Meteorológico atuando sob o estado da Bahia, o que pode gerar a instabilidade responsável pela formação de nuvens carregadas, acarretando chuva para a região Sul do Ceará (Cariri e Sertão dos Inhamuns). Ainda, segundo estudos da Funceme, as precipitações devem se seguir até o dia dezoito de fevereiro, com incidências para a Região Metropolitana de Fortaleza, Sul e Oeste do estado.
De acordo análise de Raul Fritz, meteorologista da Funceme, “ No momento, não há nenhum Sistema Meteorológico atuando, e essa pequena escassez é considerada normal para o período. Historicamente falando, a tendência é que as chuvas aumentem na segunda quinzena deste mês, que é considerado mês de transição, entre a pré estação e a estação principal das chuvas no Ceará. Com a proximidade do mês de março, a tendência é de aumento nas precipitações”, afirmou.
Previsão
As previsões meteorológicas dão conta que, entre a madrugada e manhã dessa segunda-feira,6, haverá nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e sul do estado. No decorrer do dia, o céu pode variar, entre parcialmente nublado e claro, em todas as regiões cearenses. Ao longo da terça-feira, 7, a tendência é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas no centro-norte do estado. Nas demais regiões, céu deverá estar parcialmente nublado.


Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads

RESPONSIVE ADS HERE

Páginas