Parambu entre os municípios cearenses com maior incidência de raios em 2017 ~ Blog do Lenno Barbosa Parambu

Parambu entre os municípios cearenses com maior incidência de raios em 2017



Com uma quadra chuvosa intensa nos meses de janeiro e fevereiro, o estado do Ceará teve 9.774 raios registrados apenas em 2017. Mesmo antes de o mês de fevereiro acabar, o número já é mais do que o dobro da quantidade de descargas elétricas registradas no primeiro bimestre de 2016, que teve 4.617 raios. Os números são da Enel Distribuição Ceará.  
Com 808 descargas, Granja foi o município com a maior incidência de raios no Estado até o momento. O município de Parambu ficou em segundo lugar com 624 e Santa Quitéria ficou em terceiro com 358. Mesmo antes de acabar, apenas em fevereiro já foram registradas 2.206 descargas elétricas. O dia com maior incidência de raios no mês foi o último domingo (12), quando a intensa chuva, na Capital e no Interior, rendeu 637 raios. 
Cuidados  
Algumas precauções devem ser tomadas, mesmo dentro de casa, durante uma tempestade. Evitar manusear qualquer aparelho eletrônico que você precise segurar e que esteja ligado à tomada como secador de cabelo, chapinha ou ferro elétrico. Celular, tablet e notebook no carregador também entram nessa lista. O uso de torneiras e chuveiros elétricos devem ser adiados, assim como o conserto de instalações elétricas. Por fim, o ideal é permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.  
Para quem estiver na rua os cuidados são diferentes. Locais abertos como campos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados são mais propensos a receberem descargas, logo, o ideal é procurar abrigo. O contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas, deve ser evitado ao máximo. 
Site: Diário do Nordeste
Postar um comentário