Alerta contra a peste bubônica em 42 municípios do Ceará - Blog do Lenno Barbosa Parambu

Ultimas

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Alerta contra a peste bubônica em 42 municípios do Ceará



Secretaria da Saúde do Ceará emitiu alerta para profissionais sobre como agir em caso do surgimento de pacientes de peste bubônica e pneumônica em 42 cidades do Ceará.
 O último caso da doença confirmado no estado ocorreu em 2005, na cidade de Pedra Branca.

Conforme o documento da Secretaria, os focos de peste são comuns em áreas de alta altitude, com temperatura mais amena, ar mais úmido e vegetação e fauna específicas.

No Ceará, as áreas de importância para a vigilância da peste são Serra da Ibiapaba, Serra de Baturité, Serra da Pedra Branca, Serra do Machado, Serra das Matas e Serra de Uruburetama e Chapada do Araripe.

Ainda conforme a Secretaria da Saúde, as cidades nessas regiões têm focos da peste porque na mesma área há o agente patógeno e o animal hospedeiro (o rato) da peste, que pode repassar a doença para o homem.

"A persistência desses focos deve ser considerada uma ameaça real e permanente de acometimento humano nessas regiões, que pode estender-se para outros lugares, inclusive centros urbanos, tornando-se imperativo que os técnicos de saúde estejam preparados para lidar com o problema", diz o alerta.

Site: G1-CE




Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads

RESPONSIVE ADS HERE

Páginas