Aderlânia quer Dia Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência - Blog do Lenno Barbosa Parambu

Ultimas

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Aderlânia quer Dia Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência



A deputada Aderlania Noronha (SD) apresentou nesta segunda-feira (18/09), projeto de lei que visa criar o Dia Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência a ser comemorado, anualmente, em 21 de setembro. “Precisamos conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência. Este dia, em especial, tem o intuito de fazer uma reflexão para promover a inclusão das pessoas com deficiência do Estado”, justifica.

A data coincide com o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela lei federal 11.133, de 14 de julho de 2005. “Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados. Ela serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social” justificou a deputada.

Aderlânia Noronha tem colocado seu mandato na defesa dos direitos das pessoas com deficiência em todo o Estado. Recentemente, protocolou outro projeto que propõe a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o propósito de promover mais investimentos em acessibilidade nas escolas do estado e mais recursos para que os jovens com deficiência possam ser atendidos com mais qualidade.

DADOS IBGE

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, no Brasil, há cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% da população brasileira. No Ceará, o percentual registrado foi maior, chegando a 27,69% da população do estado.




Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads

RESPONSIVE ADS HERE

Páginas