Mais uma vez
o município de Parambu mostrou que seus resultados ficaram acima da média
nacional, do nordeste e do estado na Avaliação Nacional da Alfabetização ‘ANA’.
A avaliação, segundo o site do INEP, é direcionada para estudantes matriculados
no 3º ano do Ensino Fundamental, fase onde se conclui o Ciclo de Alfabetização.
O município
de Parambu vem sempre evoluindo em seus resultados, destacando-se nas
avaliações externas. De acordo com os resultados divulgados pelo INEP na tarde desta
quarta-feira 25 de Outubro, o Parambu mais uma vez se destaca, em relação à
proficiência Escrita, o município teve o maior índice da região dos Inhamuns
com a média de 85,78%.
Confira
abaixo os índices:
Para o Nível
3 e 4 (Maiores Níveis)
Proficiência
Leitura.
Média
Municipal——63,67%
Média
Estadual——-54,76%
Média
Nordeste——-30,85%
Média
Nacional——-45,27 %
Para o Nível
4 e 5 (Maiores Níveis)
Proficiência
Escrita.
Média
Municipal——–85,78%
Média
Estadual———70,70%
Média
Nordeste———49,00%
Média Nacional———67,00%
Para o Nível
3 e 4 (Maiores Níveis)
Proficiência
Matemática.
Média
Municipal——–52,70%
Média
Estadual———51,72%
Média
Nordeste———30,54%
Média
Nacional———45,53%
Fontes:
http://portal.mec.gov.br, http://ana.inep.gov.br/ANA/ e http://www.seduc.ce.gov.br
“Parambu fez
bonito no resultado da ANA 2016”
Parabéns a
todos que contribuíram para este excelente resultado, fruto de muito trabalho
de todos que fazem a educação do nosso município.
Parabéns
Parambu pelo grande desempenho na Educação.
O que é a
ANA
A Avaliação
Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os
níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e
Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.
As provas aplicadas aos alunos forneceram três resultados: desempenho em
leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita.
Além dos
testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a
ANA apresenta em sua primeira edição as seguintes informações contextuais: o
Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola.
A ANA é
censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do
Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma
amostra. A aplicação e a correção serão feitas pelo INEP. Considera-se
apropriado que o professor regente de classe esteja presente à aplicação.
Edição 2016
Em 2016 foi
realizada a terceira edição da ANA.
Participaram
da ANA 2016 todas as escolas públicas urbanas e rurais que, até o dia 31 de
agosto de 2016, registraram no Sistema Educacenso pelo menos 10 estudantes
matriculados em turmas regulares do 3º ano do Ensino Fundamental. As escolas
que não preencherem os dados dentro desse prazo não participaram da aplicação.
Não são avaliadas as turmas Multisseriadas e as turmas de Correção de Fluxo.
Os
estudantes com deficiência, transtornos globais ou específicos do
desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades especiais devidamente
registrados no Sistema Educacenso até 31 de agosto participaram da ANA 2016.
Em caso de
dúvidas, escreva para o Inep: ana.resultados@inep.gov.br.
Objetivos
A Ana tem
como principais objetivos:
Avaliar o
nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental;
Produzir
indicadores sobre as condições de oferta de ensino;
Concorrer
para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância
com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Sobre os
resultados
Os
resultados finais da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) estão
disponíveis e poderão ser analisados pelas equipes pedagógicas e de gestão das
escolas e redes de ensino.
A partir de
2014, além do Boletim Escolar com os resultados finais, o Inep disponibilizou o
Painel Educacional. Essa ferramenta tem por objetivo apresentar informações
agregadas sobre o cenário educacional das unidades da federação e dos
municípios brasileiros, de modo a colaborar para o monitoramento do direito à
educação.
A ANA também
produz indicadores que contribuem para o processo de alfabetização nas escolas
públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da
aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise
das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver
esses saberes.
Instrumentos
Questionários
Contextuais
Para a
coleta de informações a respeito das condições de oferta, serão aplicados
questionários voltados aos professores e gestores das Intuições de Ensino que
atendem ao Ciclo de Alfabetização. O foco desses questionários será aferir
informações sobre as condições de infraestrutura; formação de professores;
gestão da unidade escolar; organização do trabalho pedagógico, entre outras.
Teste de
Desempenho
Para aferir
os níveis de alfabetização e letramento serão aplicados testes aos alunos
matriculados na última etapa do Ciclo de Alfabetização, isto é, no 3º ano do
Ensino Fundamental.
Os testes
destinados a aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua
Portuguesa e alfabetização em Matemática serão compostos por 20 (vinte) itens.
No caso de Língua Portuguesa, o teste será composto de 17 (dezessete) itens
objetivos de múltipla escolha e 3 (três) itens de produção escrita. No caso de
Matemática, serão aplicados aos estudantes 20 (vinte) itens objetivos de
múltipla escolha.
Em caso de
dúvidas, contate o Inep pelo e-mail ana.resultados@inep.gov.br
Blog:Serafim Santos
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