CEARÁ REGISTRA 10 CASOS DE SÍNDROME GUILLAIN-BARRÉ, QUE CAUSA PARALISIA - Blog do Lenno Barbosa Parambu

Ultimas

sexta-feira, 24 de julho de 2015

CEARÁ REGISTRA 10 CASOS DE SÍNDROME GUILLAIN-BARRÉ, QUE CAUSA PARALISIA

A Secretaria da Saúde do Ceará confirmou nesta sexta-feira (24) 10 casos da síndrome Guillain-Barré, que causa paralisia. De acordo com o Ministério da Saúde, pode existir uma relação dessa doença com o vírus da dengue e da zika. O principal sintoma é uma fraqueza intensa nas pernas. Novos casos são investigados.
 A Síndrome Guillain-Barré é uma doença neurológica rara, que não tem causa definida, mas pode ser associada a doenças virais. Ela causa fraquezas ascendentes e paralisias flácidas, que costumam começar pelos membros inferiores e podem atingir as vias respiratórias. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem 35 procedimentos para tratamento da síndrome, entre diagnósticos, clínicos, cirúrgicos, de reabilitação e medicamentos.
A zika foi identificada a partir de fevereiro de 2015 após diversas ocorrências de casos de uma doença com sinais e sintomas que se assemelham a dengue, mas com características clínicas diferentes como manchas na pele e febre de baixa intensidade.
 Além do Ceará, a doença ocorreu também em outros estados do Nordeste, como Bahia e Paraíba.
 O tratamento da doença é feito de duas formas, por antecipação e manejo do combate aos sintomas das doenças associadas à SGB, e pelo tratamento da progressão dos sinais e sintomas visando menor tempo de recuperação e minimização de déficit motor. Não há necessidade de tratamento de manutenção fora da fase aguda da doença. O tratamento específico da SGB tem como o principal objetivo acelerar o processo de recuperação, diminuindo as complicações associadas à fase aguda e os deficit neurológicos residuais a longo prazo.



Fonte: G1

 

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads

RESPONSIVE ADS HERE

Páginas