Deputada Aderlânia Noronha defende debate sobre depressão de jovens ~ Blog do Lenno Barbosa Parambu

Deputada Aderlânia Noronha defende debate sobre depressão de jovens



A deputada estadual Aderlânia Noronha (SD) chama atenção para um problema, cada vez mais comum, que se manifesta na infância e na adolescência: a depressão infantojuvenil. Ao falar sobre a importância de que os pais observem o comportamento de seus filhos, a parlamentar ressaltou o projeto de lei, de sua autoria, que institui no calendário de eventos do Estado do Ceará a Semana Estadual de Conscientização sobre a depressão infantojuvenil.

O projeto, inclusive, foi aprovado na última sexta (30), na Assembleia Legislativa. “Estou muito feliz com a aprovação do projeto. Nós, pais, temos que estar atentos ao comportamento de nossos filhos, em casa, na escola, na roda de amigos e, mais atentos ainda, ao isolamento deles. Precisamos procurar saber o conteúdo consumido na internet, já que esse jogo, o Desafio da Baleia Azul, que teve origem na Rússia, resultou em centenas de mortes, em sua maioria crianças e adolescentes entre 12 e 14 anos, espalhando-se, no Brasil, pelas redes sociais”, alertou a parlamentar.

Segundo Aderlânia, o Mapa da Violência 2017 mostra que, entre 1980 e 2014, a taxa de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos aumentou 27,2% no Brasil, segunda maior causa de óbitos nessa faixa etária.
“Esse jogo da Baleia Azul consiste em uma série de desafios, enviados à vítima por um ‘administrador’. Inicia- se como um simples desenho de uma baleia em um papel. Logo depois, o jogador é orientado a fazer cortes em seus braços, lábios, além de furos nas mãos. E, como desafio final o suicídio”, explica Aderlânia.

O projeto de lei visa conscientizar a população cearense sobre a existência da Depressão Infantojuvenil, seus sinais e sintomas, assim como busca mostrar como tal condição de saúde pode trazer muitos prejuízos à formação de crianças e adolescentes.

Folha do Sertão Cearense





Postar um comentário